LinguÁgil 2010 – Muito Bom!!!!

O primeiro passo que vou postar aqui foi sobre um evento que eu participei esse ano, o LinguÁgil.

O evento foi fantástico, os palestrantes, a equipe de realização, todos com muito conhecimento e amantes de tecnologia, o que fez com que eu também ficasse mais empolgado com a carreira que escolhi.

Para começar bem, a primeira palestra foi com Fabio Akita sobre “Pessoas – você provavelmente não as entende ainda”, não podia ser melhor. Fabio é ótimo palestrante e falou muita coisa sobre o comportamento de pessoas em grupo, as atitudes dessas pessoas, como podemos nos auto-prejudicar com algumas atitutes até inconscientes, e outras coisas muito interessantes. Os slides super bem montados, com vídeos, imagens, tudo muito bem sincronizado com o que ele falava tornando a palestra divertida e muito agradável. Nem vi o tempo passar, aliás passou muito rápido!!

Em seguida uma palestra sobre PHP -Desenvolvimento MOBILE WEb com Bruno PorKaria, que não deixou a peteca cair e manteve o alto padrão da palestra de Akita. O assunto era o que mais me interessava, já que eu quero ser um desenvolvedor para dispositivos móveis, e fiquei muito empolgado com as informações que Bruno passou, sobre o mercado promissor, por serem códigos mais simples focados no produto final, etc. no final todos os assuntos me deixaram muito curioso e querendo apreender cada vez mais, seguindo o caminho que eu escolhi a princípio que é Mobile, pois gosto dos iphones, ipads e ipod touchs, rsrs!!!

A 3° palestra foi com Marlon Carvalho e Cleverson Sacramento sobre Framework Demosille, foi a palestra que eu não pude aproveitar muito, pois meu conhecimento ainda é muito inicial, então eu não entendi sobre que tecnologias que eles estavam falando e para que elas servem. E ainda não deu tempo de pesquisar sobre. Algo que farei com certeza.

Em seguida veio Marcos André falando sobre Phyton, uma linguagem que eu não tinha ouvido falar, como quase todas citadas no evento, mas que me despertou interesse, e que será uma das linguagens que eu vou querer aprender e ver como funciona, ainda mais depois do evento onde muitas dúvidas minha foram esclarecidas, vou comentar depois sobre isso. Marcos falou sobre as vantagens da linguagem Phyton passou uma boa idéia do que ela é capaz, citando exemplo de grandes empresas que a utilizam hoje. (Vídeo)

Na 5° palestra Akita retornou para falar do Ruby On Rails, que pelo o que eu entendi é uma linguagem ágil que facilita a criação de códigos, reduzindo o tempo e utilizando códigos simples e poderosos. Acho que é tudo que eu quero como programador, não? Não tive contato ainda com linguagens “antigas”, a não ser Pascal, e nem com as “novas” para poder comparar as duas, só percebi que existi uma resistência as linguagens ágeis por alguns programadores acostumados com linguagens mais antigas. Como eu estou começando agora eu quero é aprender tudo!! rsrs.

Na 6° palestra eu tomei um susto, o palestrante foi com Guilherme Chapiewski e ele falou sobre “Carreira, Certificações e Mercado”, tudo que eu desde que escolhi fazer Ciência da Computação tenho dúvidas e venho pesquisado, até estava pensando em mudar para uma faculdade que oferece os cursos para certificações já inclusos na mensalidade. Ai Guilherme veio e esclareceu todas as dúvidas que eu tinha sobre linguagem, que linguagem eu devo estudar? que certificação eu preciso?, a resposta é simples, devo estudar todas as linguagens que possam facilitar a resolução de um problema e não devo me preocupar com as certificações, pois o conhecimento é mais importante. A palestra de Guilherme foi ótima, e foi muito bom eu ter ouvido tudo agora que estou no início do curso, pois assim posso planejar bem minha carreira para alcançar o sucesso.

No final teve o Boteco Linguágil, que foi um “bate-papo” entre os palestrantes, os organizadores e os participantes, onde foram discutidos diversos assuntos como educação, mercado, carreira, e outros. Foi muito bom e algo que com certeza acrescentou muito ao evento.

Como deu pra perceber meu sábado foi muito produtivo e eu só tenho elogios ao evento, tirando a questão das cadeiras rsrs. Ouvi que vai ter novamente em 2011, recomendo muito a participação e com certeza estarei lá ano que vem e espero poder participar também dos mini-cursos, já que vou ter uma bagagem maior de conhecimento, talvez até para participar dos dojos, quem sabe?

Deixe um comentário

