Sou 1° Semestre, vale a pena ir em eventos de T.I?

“Sou aluno de 1° Semestre,vale a pena ir em eventos?” Essa era a pergunta que eu me fazia, sempre que ficava sabendo de um evento na área de T.I. E após 3 eventos que eu já participei, posso responder que SIM, vale a pena!

O primeiro foi o LingÁgil, e esta semana eu fui para o XI ERBASE e para o 13° Encontro Locaweb. Foram dois eventos com uma visão diferente, mas onde eu pude aprender muita coisa.

Erbase

O XI ERBASE foi um evento acadêmico, organizado por um Professor, o Prof. Dr. Leandro Coelho, dentro de uma universidade, a Universidade Estadual dentro da Bahia, para estudantes, principalmente Bahia, Alagoas e Sergipe.

Primeiro eu vou parabenizar a organização do evento e, principalmente, o Prof. Leandro, que terei a grande sorte de ser aluno a partir do 2° Sem, pela ótima organização do XI ERBASE. O evento contou com ótimos palestrantes, oficinas, mini-cursos, e claro com estudantes interessados em aprender.

O tema do evento foi “Computação para o Desenvolvimento”, o que norteou as palestras, que buscavam trazer para nós (estudantes) quais as mais recentes pesquisas e inovações que estão acontecendo no mundo da tecnologia. Tenho que destacar as palestras RoboCup: A Case Study of Multiagent System” – Vahid Mokhtari (obs: em inglês com tradução em tempo real) e a palestra Cooperação Humano-Computador: O caso do Xadrez” – Cláudio Alves de Amorim. Ambas trouxeram temas muito atuais e questionamentos que nós estudantes vamos ter que buscar respostas.

O 13° Encontro Locaweb foi um evento realizado e organizado por uma empresa, assim possuiu um foco mais para o mercado de trabalho. Ainda assim foi de muito valor para estudantes, pois pudemos assistir palestras como a de Martha Gabriel – “Ações inovadoras com tecnologias digitais, onde ela apresentou as mais novas tecnologias que estão chegando ao mercado (RFID, QRCode, Realidade Aumentada e outras) e a diversidades de coisas que podem ser feitas com estas tecnologias. (obs: Se puder, assista à uma palestra da Martha Gabriel, ela é espetacular).

Outra que devo destacar no 13° Encontro Locaweb é a de Michel Lent – “As mídias digitais integradas, que me interessou bastante pois ele abordou muito sobre o mercado móbile, que eu tenho interesse de desenvolver, e para onde este mercado esta caminhando.

Sobre a organização do 13° Encontro Locaweb, só tenho uma coisa a dizer: – Foi nota 1000! Espaço amplo, com cadeiras confortáveis, mesas (para se utilizar notebooks, fazer anotações), tomadas espalhadas por todos os cantos, ar-condicionado ideal, telas grandes, som bem distribuído, coffe-break bem organizado,etc. tudo muito bem pensado. Só uma coisa me incomodou, o painel de led que estava atrás do palco, a luz incomodava muito quando se olhava para o palestrantes!

Então, se você é estudante da área de T.I e está nos primeiros semestres, não se sinta incapaz de participar de um evento da área, pois você vai aprender muito, e vai ter contato com tecnologias e tendências da área, sem contar o networking que você pode ir fazendo nestes eventos, você pode conhecer pessoas bem interessantes!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s