Sou 1° Semestre, vale a pena ir em eventos de T.I?

“Sou aluno de 1° Semestre,vale a pena ir em eventos?” Essa era a pergunta que eu me fazia, sempre que ficava sabendo de um evento na área de T.I. E após 3 eventos que eu já participei, posso responder que SIM, vale a pena!

O primeiro foi o LingÁgil, e esta semana eu fui para o XI ERBASE e para o 13° Encontro Locaweb. Foram dois eventos com uma visão diferente, mas onde eu pude aprender muita coisa.

Erbase

O XI ERBASE foi um evento acadêmico, organizado por um Professor, o Prof. Dr. Leandro Coelho, dentro de uma universidade, a Universidade Estadual dentro da Bahia, para estudantes, principalmente Bahia, Alagoas e Sergipe.

Primeiro eu vou parabenizar a organização do evento e, principalmente, o Prof. Leandro, que terei a grande sorte de ser aluno a partir do 2° Sem, pela ótima organização do XI ERBASE. O evento contou com ótimos palestrantes, oficinas, mini-cursos, e claro com estudantes interessados em aprender.

O tema do evento foi “Computação para o Desenvolvimento”, o que norteou as palestras, que buscavam trazer para nós (estudantes) quais as mais recentes pesquisas e inovações que estão acontecendo no mundo da tecnologia. Tenho que destacar as palestras RoboCup: A Case Study of Multiagent System” – Vahid Mokhtari (obs: em inglês com tradução em tempo real) e a palestra Cooperação Humano-Computador: O caso do Xadrez” – Cláudio Alves de Amorim. Ambas trouxeram temas muito atuais e questionamentos que nós estudantes vamos ter que buscar respostas.

O 13° Encontro Locaweb foi um evento realizado e organizado por uma empresa, assim possuiu um foco mais para o mercado de trabalho. Ainda assim foi de muito valor para estudantes, pois pudemos assistir palestras como a de Martha Gabriel – “Ações inovadoras com tecnologias digitais, onde ela apresentou as mais novas tecnologias que estão chegando ao mercado (RFID, QRCode, Realidade Aumentada e outras) e a diversidades de coisas que podem ser feitas com estas tecnologias. (obs: Se puder, assista à uma palestra da Martha Gabriel, ela é espetacular).

Outra que devo destacar no 13° Encontro Locaweb é a de Michel Lent – “As mídias digitais integradas, que me interessou bastante pois ele abordou muito sobre o mercado móbile, que eu tenho interesse de desenvolver, e para onde este mercado esta caminhando.

Sobre a organização do 13° Encontro Locaweb, só tenho uma coisa a dizer: – Foi nota 1000! Espaço amplo, com cadeiras confortáveis, mesas (para se utilizar notebooks, fazer anotações), tomadas espalhadas por todos os cantos, ar-condicionado ideal, telas grandes, som bem distribuído, coffe-break bem organizado,etc. tudo muito bem pensado. Só uma coisa me incomodou, o painel de led que estava atrás do palco, a luz incomodava muito quando se olhava para o palestrantes!

Então, se você é estudante da área de T.I e está nos primeiros semestres, não se sinta incapaz de participar de um evento da área, pois você vai aprender muito, e vai ter contato com tecnologias e tendências da área, sem contar o networking que você pode ir fazendo nestes eventos, você pode conhecer pessoas bem interessantes!

Deixe um comentário

