3º Sem. de Ciência da Computação

Disciplinas do 3º Semestre de Ciência da Computação na UNIFACS:

– Estrutura de Dados
– Linguagem e Técnicas de Programação 1
– Arquitetura de Computadores
– Cálculo Integral
– Probabilidade e Estatística
– Conjuntura Econômica

Este semestre foi um grande avanço nos assuntos introdutórios do 1º e 2º semestres, tanto em programação como na parte de hardware.

LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO 1 (Prof. Marcos Pacheco)

Disciplina que dá continuação à Programação de Computadores (Pascal) e começa o aprendizado da linguagem C. Começamos aprendendo a sintaxe de C, vou ter que concordar com uns colegas que ela não é tão legível como Pascal, mas acredito que deveríamos ter aprendido C já no 2º semestre. Aprendemos que a linguagem C exigi maior atenção e controle por parte do programador, pois é uma linguagem muito poderosa  que dá acesso direto a muitas coisas do sistema, como registradores e memória, exigindo muito cuidado para que seu programa não afete e trave o sistema todo, muitos na literatura consideram C como um linguagem de médio nível, pois ela possuí características de linguagens de baixo nível, mas é mais legível ao ser humano.

Outro ponto importante foi o aprendizado de PONTEIROS, extremamente necessário na computação, e a utilização dos mesmos para criação de estruturas dinâmicas.

Foram apresentados seminários explorando toda  a funcionalidade de C, os temas foram:

– Uso da API windows para criação de programas com interface gráfica (Windows.h)

– Segurança em C

– Conexão C com MYSQL

– Windows Services em C

– Sockets

– Threads em C

A importância de se aprender bem C é justificada pela pesquisa da TIOBE onde C é a linguagem mais usada no mundo, sem falar nos ponteiros.

ESTRUTURA DE DADOS (Prof. Marcos Pacheco)

Importantíssima disciplina onde começamos a aprender como criar estruturas que possuam características da  vida real, inicialmente aprendemos Lista (Fila e Pilha) e Árvore. Talvez tenha sido a disciplina mais difícil do semestre, pois é muito abstrata, temos que imaginar (desenhar ajuda muito) a criação dessas estruturas na “RAM” e todo o controle que é exigido para não perdermos os dados.

Acredito que é uma das disciplinas que diferenciam bons programadores dos “sobrinhos”*, por isso é importante aprender bem os conceitos e a utilização dos ponteiros para a criação destas estruturas de forma dinâmica.

Trabalho Final:

– Estrutura de Dados em Pascal

Código em Pascal 

– Todos os Códigos da Disciplina

P.S: A disciplina foi toda em Pascal.

ARQUITETURA DE COMPUTADORES (Prof. Guna Santos)

Trata um pouco mais dos aspectos de Hardware, abordando a forma de organização dos componentes e os problemas que temos com as arquiteturas de hoje.

Começamos com o funcionamento dos principais componentes dos Computadores e como eles interagem (CPU, Memória e E/S). Interessante para notarmos que a Arquitetura que utilizamos hoje (Von Neumann) é antiga e está chegando ao seu limite, e ficamos conhecendo diversas pesquisas que buscam novas arquiteturas para que possamos alcançar cada vez maior desempenho dos computadores. É uma área muito ampla, com diversos ramos de pesquisas diferentes, como Processadores Many-Cores, GPUs para uso geral, Supercomputadores, Barramentos de alta velocidade, e muitos outros.

Acredito que cada vez mais todo programador deverá conhecer muito bem o hardware para o qual ele programa, pois o aumento de desempenho vai depender muito da utilização correta dos recursos de hardware pelos programas.

CÁLCULO INTEGRAL (Prof. Clevenson Atanásio)

É Cálculo! rs

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA (Adalberto Santos)

Aprendemos os conceitos e utilização da ferramentas Estatísticas, que serão de extrema importância não só para a realização dos trabalhos acadêmicos, mas também para nossa vida profissional. A utilização do Excel e suas funções um pouco mais avançadas vai ser útil na elaboração de qualquer relatório ou análise que seja necessário em uma empresa, o conhecimento adquirido nesta disciplina me ajudou muito a cumprir mais rapidamente minhas tarefas no estágio.

* Piada da Área de TI, você ainda vai ouvir falar dos tais sobrinhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s